quarta-feira, 9 de abril de 2008

Um dos Paradoxos da Internet


A universalização trazida pelo acesso às informações pela internet, passa por cima das fronteiras físicas dos países, rompendo com barreiras geográficas e culturais. Entretanto e apesar de todos esses rompimentos, existe ainda uma predominância absoluta dos americanos em tudo que diz respeito a internet.
Em todos países do mundo existem pessoas com idéias que poderiam, se exploradas, desenvolver novas opções para o público conectado. Entretanto, conforme temos visto até agora, o negócio só acontece e explode de verdade quando é explorado pelo pessoal lá dos States. Por que será que é assim?
Veja só a questão dos serviços de busca. Em todos os países do mundo existem buscadores desenvolvidos localmente, mas.... o Google, Yahoo, MSN Live Search imperam. Da mesma forma, todo mundo hoje usa o MSN e o Yahoo Messenger para mandar mensagens instantânes e utilizam quase sempre o GMail, Hot Mail e Yahoo para trocar e-mails. Existe uma predominância avassaladora das empresas norte-americanas para todos os principais serviços da internet.
Isso nâo é assim só aqui no Brasil. Acontece no mundo todo. Um pouco menos talvez na China.
Um ponto importante é que o internauta não se sente atrelado a sua cidade, ao seu estado ou ao seu país quando usa a internet. Nâo há nenhuma razão para alguém usar um servicinho modesto desenvolvido por um suposto geninho da informática ou da empresa cheia de boas intenções lá da esquina, quando se pode usar algo muito melhor e mais abrangente.
Uma possível explicação para esse comportamento viria do lado financeiro. Custa a mesma coisa acessar um site hospedado em um servidor localizado em seu bairro, ou entrar numa página que fica em uma rede do outro lado do mundo. No mundo antigo de telecom, o usuário pagava valores que eram proporcionais a distância e ao tempo de utilização do serviço. A internet destruiu esse conceito.
Com isso a concorrência na internet é ampla, global e ... impiedosa. Quem é melhor ou oferece mais vantagens para o cliente predomina sempre e esmaga os concorrentes em todo mundo. Nâo há mais espaço para regionalismos.
Por outro lado entretanto, a internet constitui um ambiente absolutamente democrático. Qualquer um pode colocar um serviço na rede e aparecer para o mundo. Nâo existem restrições para a entrada de ninguém. (Exceto na China e algumas pequenas nações que vivem em regime totalitário)
É realmente paradoxal ver que a abertura da internet, a democratização do acesso em todo mundo, ao invés de diminuir, aumentou o poder das empresas norte-americanas sobre o resto do mundo.

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